21 de out. de 2015

A PURPURA DO CAMPO

Descobri que pecado tem cor. Não, não é preto. Ele é púrpuro: “Se vossos pecados forem escarlates, tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã!” (Is 1,18).  Só Deus pode fazer que algo volte ao nada de onde veio! Se do visgo branco, ao sol, se obtinha a púrpura, nossos púrpuros pecados podem ser perdoados ao passarem pela forte Luz pascal de Cristo! Foi com este lindo diálogo que descobri o porquê de Deus gostar tanto do roxo a ponto de inspirar a sua Igreja, esposa de Cristo, a se ornar toda de púrpura enquanto espera Sua vinda gloriosa:

“- Mais que tudo, Deus adora a contemplação.
- Deus é vaidoso?
- Vaidoso, não.
- Só gosta que admirem sua beleza.
- Deus deve ficar furioso quando você passa pela cor púrpura no campo, e nem se dá conta.
- Está dizendo que Ele só quer ser amado, como diz a Bíblia?
- É, Celie. Tudo no mundo quer ser amado. A gente canta e dança e grita porque quer ser amada. Olha as árvores. Elas fazem tudo que a gente faz pra chamar a atenção... menos andar”.

Eu e você queremos ser amados, aceitos e compreendidos... acho que é por isso mesmo que nossa alma vai ficando roxinha, roxinha... só assim atraímos a atenção de Deus e Ele a nossa. Como é triste passar pelas dores do mundo, pelos sofrimentos que batem a nossa porta e nem dar atenção. É Deus que quer se mostrar a nós! Nem sempre é no monte Tabor, em meio a luzes translúcidas. Na ‘via crucis’ do mundo, nosso corpo é a montanha na qual Deus quer se comunicar. Já percebeu que as histórias mais bonitas e cheias de vida é a de quem mais sofreu? De quem mais traz em seu corpo dolorido as púrpuras da vida? Essa pessoa só pode ser sacramento da riqueza e distinção de Deus para com ela e o mundo. Acho que é uma forma de Deus nos atrair até Ele. Minha penitência, toda ascese que pratico e toda minha orfandade é uma forma de fazer com que o Senhor Deus volte seu compassivo olhar para mim. E se sou surpreendido pela morte, pela injustiça, pela deslealdade, pela hipocrisia é porque Deus está querendo que eu veja a vida, a mim e aos meus irmãos com outros olhos, e apesar de tudo, contemple Sua beleza em meio às mazelas do mundo. É na eucaristia do mundo que comungo do púrpuro corpo de Cristo crucificado.

Minha Quaresma, definitivamente, é da cor púrpura. No fundo, a vida é desta mesma cor, já que é uma verdadeira e permanente Quaresma enquanto somos peregrinos neste mundo. Nossa Páscoa definitiva, a verdadeira libertação, só mesmo quando Cristo, nossa Luz, resplandecer eternamente na pátria definitiva, a Jerusalém celeste (Ap 21). “E quando amanhecer, o dia eterno, a plena visão, ressurgiremos por crer, nesta via escondida no Pão!”
PROMESSA DE CONSOLAÇÃO: “Vós sereis amamentados e ao colo carregados e afagados com carícias; como a mãe consola o filho, em Sião vou consolar-vos. Tudo isso vós vereis, e os vossos corações de alegria pulsarão; vossos membros, como plantas, tomarão novo vigor”. (Is 66, 12b-14

Nenhum comentário: